terça-feira, 31 de maio de 2016


CUTELO II


Tenho uma imensa satisfação em produzir esse tipo de peça, afinal, foram elas que deram origem ao nome de nossa profissão.



Detalhes simétricos da furação;


Vista lateral



Na bainha;









Confeccionada em aço carbono 1070, possui têmpera seletiva o que lhe confere maior resistência a impactos, tendo 160 mm (16 cm) de área de fio, 130 mm (13 cm) de empunhadura e comprimento total de 310 mm (31 cm), largura máxima de 72 mm (7,2 cm) e espessura máxima de 4 mm.
O encabamento foi elaborado em madeira caviúna, com bolster e pinos em inox, e ainda, ao final, um pino mosaico também confeccionado por mim.
Bainha em couro bovino totalmente produzida e costurada à mão, com um detalhe central em coloração clara, a pedido do proprietário para que pudesse realizar um desenho.
Por fim, é isso.
Grato a todos que admiram meu trabalho.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

ZEBRA



Escolhi este nome, por se tratar da madeira usada no encabamento, a zebrano africana, chamada de Zebra Wood, muito semelhante a algumas madeiras brasileiras, eis aí, com pinos em inox e um mosaico como pino central.



A bainha deixa transparecer os detalhes do dorso.

Eis aí, bolster em inox assim como os pinos;


Detalhe quase imperceptível do pino mosaico que se destaca da madeira;



Finalmente vista superior.



Confeccionada em aço 1070, têmpera completa e dois ciclos de recozimento, comprimento total de 345 mm (34,5 cm), destes 205 mm (20,5 cm) são de lâmina, possuindo ainda, 4,5 mm de espessura máxima e 39 mm de largura máxima. Ideal para um bom churrasco.